"Não consigo ver novela antiga. Fui, fiz, tá feito", conta Gabriela Duarte

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2014 11h31
Nathália Rodrigues/Jovem Pan

Atriz e produtora da peça Através de um espelho, que está em em cartaz em São Paulo, Gabriela Duarte conta que se interessou pelo trabalho porque esta é uma adaptação jovem do roteiro de Ingmar Bergman, de 1961. “É uma coisa de fácil identificação”, adianta ela. Ela faz a personagem Karin, que retorna para a casa da família depois de uma temporada em um hospital psiquiátrico. A instabilidade emocional de Karin é um dos estopins para que todos revejam suas relações familiares.

“Cada um tem a sua particularidade, a sua bagagem, e isso faz com que as pessoas se identifiquem. A família é cheia de conflitos. E conflito gera confronto”, reflete a atriz. Falando em família, Gabriela comenta os trabalhos que fez com a mãe, Regina Duarte, como a novela Por Amor, em 1997, e a minissérie Chiquinha Gonzaga, em 1999. “Trabalhar na mesma novela gerou crises para mim, e não para ela”, revela. Ela conta que teve que lidar com a decisão de seguir a mesma carreira que a mãe, mas acredita que isso também acontece com filhos de outros profissionais como médicos e advogados.

Apesar das dificuldades, Gabriela sente muito orgulho desta fase na carreira, mas gostaria que as pessoas não tentassem comparar as duas atrizes. “Como comparar uma pessoa de outra geração, outro momento histórico?”, questiona ela. Gabriela conta que não assiste a trabalhos antigos de jeito nenhum. “Não consigo ver novela antiga. Fui, fiz, tá feito”, resume.

Regina, segundo ela, está em uma fase de aproveitar as liberdades da vida, e tem se divertido muito com isso. “Tem uma coisa que vem com a idade que chama liberdade. Chega uma hora que a gente fala ‘deixa eu me divertir, ser feliz’. Eu olho para ela e penso que quero ser assim”, conta.

Quando não está trabalhando, Gabriela pensa em atividades para os filhos, Manuela, de 8 anos, e Frederico, de dois anos e meio. “Esse universo de filhos sempre é muito atraente. Tudo é pensado para eles. Mas de vez em quando tem que dar uma escapada com o marido para dar uma força no casamento”, comenta. Ela diz que a pequena Manuela adora companhá-la nos trabalhos e nos camarins. “Eu falo: ‘Ih, já vi esse filme'”, descreve.

Além de atuar em Através de um espelho, Gabriela também é produtora da peça. Segundo ela, isso garante que tudo aconteça de acordo com seus desejos. “É a garantia de fazer o que você acredita. Você banca aquilo”, explica. Em cartaz há dois meses, a peça pode continuar até julho de 2015, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Gabriela convida a todos para conferir o drama e participar do bate-papo de cerca de vinte minutos que acontece depois das apresentações de sextas-feiras. “O teatro cumpre a função da pessoa se ver um pouco mais, entender mais das suas relações sociais, além de se divertir um pouco e relaxar”, diz.

Serviço:
Através de um espelho
Temporada: 18 de outubro a 30 de novembro; sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h30
Informações: (11) 3670-8455 | (11) 3670- 8454
Ingresso: Sextas: R$ 50 | Sábados e domingos: R$ 70
Teatro Tucarena
Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo
São Paulo -SP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.